Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Para mais informações consulte o nosso Aviso de Cookies.
Programas de relacionamento e campanhas de incentivo são iguais?
10 de março de 2023
A dúvida é muito comum: programas de relacionamento e as campanhas de incentivo são iguais? Embora parecidas, são iniciativas diferentes.
Normalmente, as campanhas têm curto e médio prazo, e são criadas para motivar a equipe de vendas que precisam atingir metas durante um determinado período.
Já os programas de relacionamento podem durar, até mesmo, anos. Essas ações abrangem diversos tipos de públicos: clientes, distribuidores, revendedores ou influenciadores. O objetivo é gerar fidelização e engajamento, fortalecendo a relação deles com a empresa.
Porém, uma coisa que essas duas iniciativas têm em comum, é que ambas funcionam para qualquer tipo de organização. Mas, para algumas que estão inseridas em segmentos específicos, os programas e as campanhas podem ter uma importância estratégica maior. Confira a seguir quais segmentos são esses!
1) Empresas que dependem de distribuidores e/ou representantes
Bons exemplos são as indústrias de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, entre outras. As empresas que precisam do apoio desses profissionais e de suas equipes, podem utilizar as campanhas para incentivá-los a comprar cada vez mais seus produtos e serviços.
2) Empresas que dependem de um setor que tem revendas especializadas
Organizações cujos produtos não são comercializados, principalmente em grandes redes de autosserviço. As indústrias de materiais de construção, autopeças ou insumos agrícolas, são alguns exemplos que se encaixam nesse segmento.
3) Empresas cujos produtos à venda dependem de assistência
É caso da assistência oferecida por um vendedor mais técnico ou que seja regulamentado por lei. Como, por exemplo, os corretores de seguros e os profissionais especializados em sistemas ou softwares.
4) Empresas cujos produtos à venda dependem de recomendação
A recomendação é feita por instaladores ou especificadores. São eles que irão influenciar a decisão de compra do cliente, uma vez que lidam diariamente com esses produtos. Os especificadores podem ser engenheiros e arquitetos. Já os instaladores, eletricistas, pintores, mecânicos, entre outros.
Uma dica primordial: quanto mais influenciadores houver no processo de venda, maior será a importância de investir em projetos de relacionamento e incentivo. Para saber mais sobre esses assuntos e conferir outros, baixe agora mesmo o e-book gratuito da TotalTargets!
Em conclusão, confira aqui no nosso blog outros artigos sobre programas de relacionamento e campanhas de incentivo.
Agora, você também pode nos seguir no linkledin. e ficar por dentro das novidades da TotalTargets.