Por que é importante analisar a sua base de clientes?

31 de março de 2023

Que os programas de relacionamento e as campanhas de incentivo funcionam para qualquer tipo de empresa, você já sabe. Porém, não é sempre que todos os clientes de uma organização precisam participar da mesma ação. Públicos diferentes devem ter estratégias de relacionamento e incentivo diferentes e uma base de clientes bem feita faz toda a diferença.

Por esta razão, é tão importante analisar sua base antes de lançar um projeto. Mas, afinal, o que é isso? Base de clientes é o conjunto de pessoas que compram e utilizam os produtos e serviços de uma empresa.

Como analisar a base de clientes 

Antes, é preciso definir quais períodos serão trabalhados. Esses momentos deverão ter relação direta com o ciclo de compras ou produção da empresa. Uma dica  é analisar as compras dos consumidores ou públicos influenciadores pelo menos ao longo de um ano. Com essas informações, você poderá utilizá-las para traçar a sua   estratégia.

 

Fatores relevantes 

Depois disso, defina os períodos de análises e estabeleça outros fatores. Por exemplo, com qual frequência eles adquirem seus produtos? É semanal, mensal ou diária?

Confira quais são os fatores mais importantes:

  1. Valor/volume de compras: quanto o cliente gastou e em qual quantidade comprou.
  2. Mix de produtos: quais clientes podem aumentar suas compras.
  3. Frequência: quantas vezes o cliente comprou em um determinado período de tempo.
  4. Recentidade: quando foi a última vez que o cliente comprou.

Com essas variáveis, você pode estudar sua base de clientes e começar a entender:

  • O perfil de compra;
  • Quais possuem potencial para incremento de vendas e mix;
  • Quantos compram um ticket acima da média, mas com pouca frequência;
  • Alguns deixaram de comprar nos últimos três ou seis meses?

Esses dados são fundamentais pois, com eles, você pode conhecer o comportamento dos seus públicos influenciadores e saber como agir com eles.

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