4 tendências de marketing de relacionamento

29 de abril de 2020

Uma das grandes vantagens em trabalhar na área de prestação de serviços especializados é poder perceber as movimentações acontecendo em diversos setores do mercado. Assim, as tendências de marketing que descrevo eu venho amadurecendo ao longo da última década. Quem é decisor ou pretende ser nas áreas de marketing e trade  precisa estar atento a elas. 

Primeira tendência de marketing: crescerá a importância estratégica dos distribuidores 

Na medida em que o pequeno e médio varejo passou a ganhar importância, contar com distribuidores alinhados e que têm equipes incentivadas passa a ser estratégico para a indústria. Assim, empresas que antes eram focadas no mercado externo ou priorizavam a sua distribuição apenas através de atacadistas ou grandes key accounts do setor de autosserviço, reviram suas estratégias para ganhar musculatura na pulverização. Este processo vai se acentuar até o final da década. Ou seja, quem tiver mais visão de longo prazo, com objetivo de construir relações duradouras e consistentes com distribuidores, vai ter crescimento mais sustentável. 

Segunda tendência de marketing: aumentará a importância de ferramentas para gerar aproximação e relacionamento com a distribuição


Quanto mais aumenta a tendência por atingir o pequeno e médio varejos, mais se amplia a necessidade de investir e criar ferramentas para gerar aproximação e relacionamento como todos os públicos que formam o trade. O advento dos aplicativos e a explosão dos smartphones apenas facilitará que novas ferramentas e meios aproximem os elos da cadeia.

Terceira tendência: novas tecnologias facilitarão a leitura de sell-out e interação com os consumidores

Os códigos de produto inteligentes e equipamentos de leitura de terminais de venda de nova geração poderão provocar uma revolução na leitura de sell-out e nas atividades promocionais e de incentivo. Mas, a tecnologia não substituirá o relacionamento com os públicos e um bom planejamento que capte suas necessidades e anseios.

Quarta tendência: crescerão as pesquisas dirigidas a públicos influenciadores e trade

A última tendência de marketing que aponto no artigo é sobre pesquisa. Ao longo destes mais de 25 anos de carreira, sempre me espantei como empresas investem pouco nela. Mas, o que sempre achei curioso é como investem quase nada em pesquisar as percepções dos públicos influenciadores e do trade sobre seus produtos e serviços, sendo que estes públicos muitas vezes é que formam a opinião dos consumidores ou “shoppers”.  Então, aposto que esta tendência uma hora vai ser revertida. Em conclusão: já passou da hora.

Gostou das tendências de marketing? Vamos conversar sobre como aplicá-las de forma estratégica e assertiva no seu negócio!

Roberto E. Martinez é diretor da TotalTargets. Responsável pelo planejamento de diversos programas de relacionamento e campanhas de incentivo para clientes como Amanco, Suvinil, Mobil, Bosch, Coca-Cola FEMSA, Pedigree, Campari, Perfetti Van Melle (Mentos) entre outros. Um dos autores do E-book 30 Dúvidas Esclarecidas sobre Campanhas de Incentivo e Programas de Relacionamentobaixe gratuitamente clicando aqui.
Compartilhe este artigo