Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Para mais informações consulte o nosso Aviso de Cookies.
Como ESG pode ajudar a sua empresa
30 de dezembro de 2022
A sigla ESG, Environmental, Social and Governance, surgiu pela primeira vez em 2004, em uma publicação chamada “Who Cares Wins”, produzida pelo Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial. Apesar do termo já existir há 18 anos, agora é que está se tornando uma tendência e ganhando força dentro das organizações Agora, como ESG pode ajudar a sua empresa, você verá a seguir.
O que é ESG e quais são seus benefícios?
É um conceito utilizado para destacar as práticas empresariais relacionadas às áreas sociais, ambientais e de governança. Esses são os três pilares que servem de base e norteiam as estratégias de ESG, cujo principal objetivo é tornar as organizações sustentáveis e conscientes dos desafios presentes no mundo.
Ao investir nesse conjunto de estratégias, as empresas promovem a sustentabilidade no ambiente de trabalho e podem conquistar diversos benefícios no mercado, como novas oportunidades de negócios, melhorias no relacionamento com clientes, maior visibilidade e crescimento, entre outros.
Quanto mais as organizações praticam essas iniciativas, mais elas representam responsabilidade social, ambiental e de governança. É uma forma de demonstrar que se preocupam com a sociedade como um todo: desde os seus investidores até os seus consumidores. Desta forma, elas se transformam em referências de gestão corporativa a serem seguidas.
Quais ações podem ser adotadas?
Para cada um dos pilares de ESG, existem diversas estratégias que podem ser implementadas. Em relação à questão ambiental, as empresas podem investir em energias renováveis. Essa ação proporcionaria vários benefícios, como a diminuição dos impactos causados pelo aquecimento global e a redução de custos com energia elétrica.
No campo social, podem ser desenvolvidos planos de previdência para os seus colaboradores ou rever os benefícios que são oferecidos a eles. Também é possível criar campanhas de incentivo para estimular as práticas de ESG dentro das empresas, de modo que sejam replicadas também fora delas.
Já na área de governança, as estratégias de ESG visam assegurar ética e transparência. Como, por exemplo, criar relatórios financeiros completos que representem de forma fidedigna os investimentos e pagamentos. Desta forma, as empresas podem evitar fraudes ou cobranças indevidas, o que colocaria em risco sua credibilidade.
Quais empresas no Brasil realizam ações de ESG?
No Brasil, muitas empresas utilizam as práticas de ESG no dia a dia. Segundo uma pesquisa com consumidores brasileiros, realizada pela consultoria Walk The Talk by La Maison, a Natura promove mais ações que representam essa metodologia em sua categoria. Depois dela, aparecerem outras como Ypê, Nestlé, Ambev e Itaú.
Se você gostou de saber mais sobre ESG e como essa tendência pode ajudar a sua empresa a crescer no mercado, continue visitando o nosso blog para conferir outros conteúdos como esse.