Premiar com dinheiro ou com prêmios, o que é melhor?

24 de abril de 2020

Esta dúvida clássica dos clientes sempre aparece nas reuniões de briefing: premiar com dinheiro ou com prêmios? E a resposta não é tão óbvia assim. Se estivermos falando de vendedores, sim eles preferem receber dinheiro. Agora o que é melhor para uma campanha?

O primeiro ponto da análise é tributário. Prêmios em cartões são nominais, tem um CPF que é comunicado à receita e, portanto, sobre os valores da premiação será obrigatório recolher impostos trabalhistas. Outro ponto a se observar é que depósitos recorrentes (todos os meses) de valores semelhantes podem encorajar uma ação trabalhista para converter o valor em salário.

Mas no meu ponto de vista a questão vai além disso. O que é melhor para uma campanha? Vamos a nossa experiência pessoal. Se agora você ganhasse um prêmio de R$ 1 mil o que você faria? Provavelmente pagaria alguma conta em atraso, cobriria algum limite de conta em aberto ou faria algo necessário que seu orçamento mensal não lhe permitiu.

Já se você ganhasse os mesmos R$ 1 mil para trocar por prêmios e, por exemplo, fosse véspera do Dia das crianças. Provavelmente você trocaria por uns bons presentes para seus filhos.
Qual das duas situações deixará mais resíduo positivo no participante? Pagar uma conta em atraso ou ver a alegria dos filhos no dia das crianças?

 

Roberto Martinez é um dos Diretores da TotalTargets

Compartilhe este artigo